sábado, 17 de maio de 2008

Pirata ou Alexandre???


Você é quem decide!!!
Quinta -feira passada, dia de prova de interpretação de texto clássico para o 3º Em do Colégio Adventista de Mogi das Cruzes!!!
Prova extremamente fácil na minha opinião!!!
Vamos garçom, nos traga uma rodada de rum hoje, em homenagem á um de nossos personagens da divagação do dia!!!

Estava eu, preparada para a prova que viria, começo a ler um fragmento do Sermão de Padre Antônio Vieira, um sermão sobre o ato de furtar, O sermão do Bom Ladrão, ele começa narrando um caso particular, que dizia:

" Navegava Alexandre em uma poderosa armada pelo Mar Eritreu a conquistar a Índia, e como fosse trazido à sua presença um pirata que por ali andava roubando os pescadores, repreendeu-o muito Alexandre de andar em tão mau ofício; porém, ele, que não era medroso nem lerdo, respondeu assim. — Basta, senhor, que eu, porque roubo em uma barca, sou ladrão, e vós, porque roubais em uma armada, sois imperador? — Assim é. O roubar pouco é culpa, o roubar muito é grandeza; o roubar com pouco poder faz os piratas, o roubar com muito, os Alexandres."


Eu por não ser muito fã de padres, nada contra mas também nada a favor, fui obrigada pela escola a ler alguns dos semões desse padre, mas que me agradou muito...

A última pergunta da prova, a pergunta de numero 23 dizia : "A frase " O roubar pouco é culpa, o roubar muito é grandeza; o roubar com pouco poder faz os piratas, o roubar com muito, os Alexandres." se encaixa nos dias atuais? Justifique.

Pensei e dei minha resposta, muito longa mas uma parte dela dizia o seguinte que, transmitindo a frase para os dia atuais temos que o roubar com pouco poder faz os marginais, e o roubar com muito os políticos!


Pois é caros(as) leitores(as), pra vocês verem como o mundo da voltas, mas parece não sair do lugar, para o progresso é necessária a mudança, mas para a mudança é necessária a inteligência e sabedoria! Não que eu ache Alexandre um monstro, é lógico que ele fez suas grandezas e foi o tal, mas que pra isso ele roubou muita gente que não tinha culpa e matou muito inocente também é verdade, apesar de que em qualquer guerra ou conquista alguém precisa perder, ou ceder ou até mesmo morrer, pois na hora você escolhe entre a sua vida e a do seu inimigo, é lógico que você escolhe a sua vida, mas que o pirata o fez pagar a língua, isso fez sim! Sou supeita para falar porque eu adoro as histórias de piratas, adoro as imagens deles!

E você, pirata ou alexandre???

2 comentários:

Daniel M Mafra disse...

Laura,
cheguei nesse blog por acaso.

Seria tu uma pirata também?

Mas como vc mesmo disse, para vencer é preciso que o outro perca. Se o outro perde o ouro, perde muito, ou pouco, dependendo do valor que ele tem para si, mas se perde o orgulho, a vaidade e a maldade, nada perde e só ganha. Bem dizer, para ser pirata, é preciso roubar o que nada valha no outro, dar-lhe a bêção do novo, e de resto, jogar o que se conseguiu fora.

O pirata é o Robin Hood dos corações negros alheios, assim deveria ser.

Abraços,
Daniel Mafra.

Laura... disse...

Daniel!!!
Você escreve e pensa de uma maneira muito inteligente e bonita!!!
Talvez em partes eu concorde com você!!!
E que bom que o "acaso" o trouxe até aqui!!!
Volte sempre!!! = ]